sábado, abril 07, 2012

Como é que se chama aquele artista mesmo?




Uma coisa que eu acho muito engraçada é ver pessoas trocando nomes dos outros, não nomes de pessoas “comuns”, decorrente de uma simples confusão ou reles esquecimento, mas nomes de pessoas conhecidas e que costumam ser repetidos à exaustão como acontece principalmente com artistas famosos, nomes que costumamos ouvir e ler a todo instante e ainda assim, alguns insistem em trocar.  No plano comum, o meu nome mesmo é um que as pessoas sempre trocam, apesar de estrangeiro, não consigo ver muita dificuldade para se falar Robert, no entanto, freqüentemente me chamam de Roger, Roberto ou ainda Rob´s (a versão predileta de pessoas com mais idade), não consigo entender como Rob´s (ou Robis) pode ser mais fácil de falar do que Robert, mas enfim, o erro acontece com nomes famosos e mais simples ainda, não falo do caso aceitável e desculpável de se falar errado o nome de um Arnold Schwarzenegger ou de uma Amy Winehouse. Não é a dificuldade em falar os nomes que por ventura possam ser complicados que eu acho engraçado, tanto não vejo graça nem debocho de pessoas falando palavras em geral de forma errada, o que me diverte são casos como o de uma amiga da minha mãe costuma chamar o Milton Nascimento de Newton Nascimento e o político ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso de Milton Cardoso (parece até proposital). Outro dia uma senhora conversando comigo chamou a Elba, de Elza Ramalho (fiquei pensando se ela chama a Elza Soares de Elba Soares). Gilberto Gil vira Roberto Gil para alguns, o cantor Fagner vira Wagner para outros. 

Um caso que não se trata de simples confusão, mas até de ”muito conhecimento” foi o de um rapaz que trabalhava na segurança local de um show do Roberto Carlos na cidade mineira de Sete Lagoas que me disse (sei lá de onde ele tirou isso) que Roberto Carlos era só o nome artístico e que o verdadeiro nome do Rei era Alberto Carlos, não adiantou eu dizer que o nome completo dele era Roberto Carlos Braga e que na verdade ele tinha um irmão chamado Carlos Alberto e outro chamado Lauro Roberto e que sabia disso por várias fontes, uma vez que colecionava tudo sobre a vida dele, o rapaz ficou me fitando com um olhar desconfiado (fruto da nossa mineirice) e certamente foi embora acreditando ainda na sua informação. No vídeo The World Tonight (making of do disco Flaming Pie), Paul McCartney chama Lenny Kravitz de Lenny Kradick para depois rir quando o avisaram que tinha pronunciado o nome errado e se desculpar sem grilos dizendo: “me chamam de Paul McCarthy”!  O caso que provavelmente me chamou a atenção para o lado cômico disso pela primeira vez foi quando em 1992, também saindo de um show do Roberto Carlos com meu pai, fomos a um restaurante e o simpático senhor da mesa ao lado ouvindo o nosso papo sobre música acabou puxando conversa e se confessando MUITO fã do Tom McCartney!


Fotos (internet): Os famosos Roberto Gil, Alberto Carlos, Lenny Kradick, Tom McCartney. Elza Ramalho, Newton Nascimento e Wagner.





P.S. Então “rapéize”, depois da nossa ótima noite de estréia com a banda Vagabundo Não é Fácil, vai rolar a segunda edição da festa/show Balança Zap (evento que estou produzindo junto ao pessoal da Cia. Teatral Zap18), dessa vez apresentando a banda Mestiço. O evento será sábado dia 14/04. Fica aqui mais uma vez o convite à todos! Maiores informações: http://balancazap.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Belíssimo post senhor Rob´s. hehe. Mas essa coisa acontece muito mesmo. Lembro que Ronnie Von virava Ronnie Fon, Sidney Magal em entrevista ao João Gordo ficou sabendo que era chamado de Sidni pela empregada doméstica do João, no documentário The World Tonight, tenho uma cópia dublada que passou na TV. Pelo menos o que eu tinha entendido Paul tinha falado: Lenny Kravick, e depois: Tudo bem, ele (Lenny) me chama de Paul McCarter. Pelo menos na minha versão dublada está assim.
    Meu pai, aliás, foi aniversário dele ontem... até morrer falava: bicicreta, que saudade, mineiro tbm... Mas o mais legal é confundir nome de música: Depois que eu vi em uma matéria trocarem o nome de O Portão pra Eu voltei, e Côncavo e Convexo para Como manda a receita... puts, é dose. Aliás, dá uma olhada nisso. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/10/roberto-carlos-faz-show-para-12-mil-pessoas-em-brasilia.html

    ResponderExcluir
  2. "Eu voltei" e "Como Manda a Receita", palmas para a jornalista! Aliás, o que não falta no ramo são pessoas que não entendem de nada falando de tudo, com o perdão dos que entendem de alguma coisa.

    Então, eu tenho esse especial do Paul em VHS gravado da Band e na legenda aparece "Kracktiz" e "McCarthy" mas vendo uma versão russa no youtube saquei que ele fala "Kradick" mesmo.

    ResponderExcluir