sábado, fevereiro 18, 2012

Só Pra Lembrar: Paul McCartney - Engenhão, Rio de Janeiro 22 e 23/05/2011



Para quem chegou a pensar, embora sem perder as esperanças jamais, que não veria um show do cara, assistir ao concerto do dia 21 de novembro de 2010 em São Paulo (considerado por ele como um dos melhores de sua carreira) e ainda ver mais dois shows do Paul no Rio de Janeiro em 2011 foi uma benção sem tamanho, até porque estar no Rio já me faz sentir bem por si só. Um lance que eu gosto muito em shows assim é aquele clima de concentração na porta antes da abertura dos portões, mas não pense que eu durmo ou fico mofando na fila, costumo simplesmente chegar um pouco mais cedo e ficar tomando minha cervejinha tranquilamente em volta do local curtindo o ambiente e trombando com gente bacana.

Não me recordo de ter assistido antes dois shows de um mesmo artista duas noites seguidas e três de uma mesma turnê também foi algo inédito para mim. No primeiro dia vi o show da pista prime, é um forte impacto ter o cara ali na sua frente a tão poucos metros, não pela simples questão de idolatria ou endeusamento da figura humana, por mais que isso possa ser clichê, a sensação é contrária, faz sentir que se trata de um cara “normal", embora ele seja um tipo de pessoa que desenvolveu uma capacidade de desempenhar sua função de tal maneira que é capaz de comover a todos ou quase todos que cruzam com sua arte. O show? Irretocável! Quanto ao setlist, as únicas mudanças em relação ao primeiro show de Sampa em 2010 foram a abertura com “Hello Goodbye” e a ausência de “My Love” e “Highway” (caso queira relembrar o setlist completo, confira na postagem sobre o show de São Paulo aqui). Eu que era o único da minha turma que não havia ido às lágrimas no show do Morumbi, chorei quase uma Baia da Guanabara inteira quando começou o solo de “Something” e só consegui parar no fim da música seguinte, “Band On The Run”. Outro momento especial foi quando uma guria me pediu para ajudá-la a distribuir entre o público uma pilha de papéis com a inscrição “NA” durante a música “Hey Jude” e que todos exibiram enquanto cantavam o refrão final da canção, a surpresa emocionou o velho Paulie e banda. Além dele comentar na hora que aquilo havia sido muito legal, essa é a imagem que representa esse show em seu site oficial e está reproduzida aqui embaixo.


O segundo show eu vi da pista comum e por ali o clima é de fato mais Rock´n´Roll, foi um show mais para esbaldar e cantar desafinado (porque no peito dos desafinados também bate um coração e o tom do Paul é um bocado alto para mim). As cinco surpresas do setlist deram uma empolgação extra, “Magical Mystery Tour” na abertura, “Coming Up”, “Got To Get You Into My Life”, “I’m Looking Through You”, mas o ápice mesmo se deu com a inesperada “I Saw Her Standing There” no bis. Caramba! Vai ter bala na agulha assim lá longe!

Abaixo, alguns flashes especiais para mim, em palavras e fotos:

1. O clima pré-show nos arredores do Engenhão.
2. Paul chegando para a passagem de som e;
3. ...tocando "Ebony and Ivory" durante a passagem.
4. Uma linda bandeira do Cruzeiro Esporte Clube na arquibancada.
5. Uma menina de Minas pedindo para tirar uma foto comigo por conta da camisa do Roberto Carlos que eu estava usando no primeiro dia.
6. Uma simpaticíssima carioca achando que eu também era carioca porque segundo ela eu era a cara do Rio de Janeiro (espero que seja no que a cidade tem de melhor, hehe) e perguntando onde conseguia uma camisa do Roberto Carlos igual à minha. Robertão continua sendo o Rei da Juventude também.
7. A presença dos parceiros de Rock e copo, André, Daniel, Eduardo, Elisa e Francisco.


Fotos: 1 e 2 site paulmccartney.com. 3 montagem: em frente ao Hotel Copacabana Palace com André e o Paul de Olinda; dia 22/05 com André, Elisa e Francisco; todas as cores da paisagem da cidade que é muito mais bonita e muito mais intensa do que num cartão postal; dia 23/05 com Eduardo; visão do palco; a bandeira azul e branco na sacada em frente ao palco; cartaz dos shows e pôster de boas-vindas ao mestre.




4 comentários:

  1. De fato mano, dos shows eu só vi um que foi o do domingo o primeiro em São Paulo. Eu lembro da tua emoção ao me ligar no domingo a tarde, embora tivéssemos nos encontrado no aeroporto por volta no começo da tarde, mas quando você ligou dizendo: Bicho, já tô aqui, tá tudo na minha frente, a sigla PMC no bumbo da bateria, to vendo de perto bicho... Sua emoção dizendo me comoveu também. Eu assisti o show da Pista pobre, lá da Arquibancada, que não sei como não caiu quando todos pulamos juntos ao som de Obladi Oblada, agora, chorar eu chorei em várias vezes, já no início na hora dos primeiros acordes de Venus and Mars.Mas, por uma merda imensa do destino não tenho foto minha no estádio. Mas são ossos do ofício, eu fui, tenho como provar que eu fui rs. Helter Skelter eu coloquei os meus pulmões de fumante pra funcionar. Mas é assim, estou pra fazer uma postagem sobre o show que foi o melhor que eu já vi na vida. Puta show mano. Na despedida quando ele correu e caiu, o estádio inteiro pôs a mão na boca de susto, quando ele levantou e fez sinal que estava tudo bem, todo mundo o aplaudiu mais ainda. Eu já estava ciente do repertório pois a uns dois meses antes já rodava pela internet o show da turnê em maio no México. Eu quase comprei a pista prime, mas o dinheiro não deu. E embora especulassem tanto, desde 2009 já vinham anunciando nas rádios aqui em São Paulo que estava confirmadaço para o mesmo ano 2009 que ele viria, chegava no fim, dava em nada. Os shows do Rio de Janeiro eu não assisti. Mas o que eu fui acertei uma dívida antiga que eu tinha comigo mesmo e com o bom Paulie. Eu tinha que ter visto um show dele. Não lembro se no show do domingo em São Paulo teve I Saw Here Standing There.. Mas a (bala na agulha) a que te referiste rolou para mim em todas as músicas. Caramba me empolguei rs. Abraço mano.

    ResponderExcluir
  2. I Saw Her Standing There ele tocou pela primeira vez na turnê no segundo show do Rio, em Sampa não rolou ela não.

    A minha sensação quando acabou esse show de Sampa era que ele devia ter sido o melhor show do Paul em todos os tempos. Depois pensei que eu estava achando isso só porque foi meu primeiro show dele e que ele devia ser sempre assim, então veio a confirmação do próprio dizendo numa entrevista nos EUA que a apresentação na Casa Branca e esse show tinham sido os dois grandes momentos da Up and Coming Tour e ainda que esse tinha sido um dos melhores shows da carreira dele e para mim esses dois shows do Rio não ficam atrás, especialmente o do segundo dia.

    P.S. esse show de Sampa que a gente viu eu comentei aqui: http://rockngeral.blogspot.com/2010/11/o-lutador-tentar-descrever-o-show-de.html

    Abraço, mano!

    ResponderExcluir
  3. Tô seguindo e curtindo teu blog por indicação do Baratta! Muito bom mesmo! Baita blog!


    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário Daniel e Baratta pela indicação!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir