sábado, janeiro 28, 2012

Eric Clapton Por Ele Mesmo





...fechando a série das minhas "leituras musicais" de 2011...

Essa foi uma releitura, tenho esse livro a um bom tempo, na pressa de escolher algo para ler durante uma viagem ao Rio de Janeiro para assistir ao show do próprio Eric Clapton saquei-o da estante. A edição é de 1993.

Eric Clapton Por Ele Mesmo é o vigésimo título de uma série lançada pela Editora Martin Claret, os demais volumes apresentam outros ícones do mundo das artes, bem como políticos e pensadores e apesar do que sugere o título, não se trata de um texto assinado pela personalidade enfocada, o "por ele mesmo" fica por conta do conteúdo de entrevistas. O livro é uma espécie de clipping, já que reúne uma coletânea de recortes extraídos de matérias publicadas em jornais, revistas e outros livros. O texto é disposto em duas colunas por página numa tentativa de tornar a leitura “fácil” e “agradável” como diz a nota introdutória da editora que sempre teve um perfil meio popularesco mesmo, tanto na formatação de texto quanto nas capas dos seus livros (no caso dessa série até que não chegam a ser das piores, mas como já disse o escritor Hermann Hesse, “as capas servem para expor o livro na vitrine e vender, eles devem ser encadernados”, mas não acho que esse é o caso para as edições da Martin Claret).

O autor de Eric Clapton Por Ele Mesmo é na verdade o jornalista e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr., um "velho conhecido meu" por outros livros que ele assina sobre músicos brasileiros e estrangeiros, bons trabalhos, diga-se de passagem. Ele escreveu os capítulos “Um Estudo” sobre a carreira e origens musicais de Clapton, o “Perfil Biográfico” e a “Cronologia”.

O capítulo intitulado “Por Ele Mesmo” é composto por uma série de entrevistas e recortes de declarações de Clapton à imprensa e como não poderia ser diferente, é a cereja do bolo, contendo uma longa entrevista à revista Guitar World da época do lançamento do disco Journeyman (1989). Uma entrevista publicada originalmente pela Rolling Stone é da época do lançamento de 24 Nigths (1991), álbum duplo ao vivo com registro de shows no Royal Albert Hall em 1990 e 1991 que coincide com o período da então recém terminada excursão com George Harrison no Japão que também rendeu um álbum duplo ao vivo (e por isso mesmo o ex-beatle acaba sendo o tema principal dessa entrevista), sendo que isso tudo ainda ocorreu pouco tempo depois da trágica morte de seu filho Conor de apenas quatro anos que caiu do 53º andar do prédio em que morava com a mãe em Nova York. A terceira e última dessas entrevistas mais longas foi dada ao jornal O Globo na época de sua primeira vinda ao Brasil em 1991 que também rendeu um capítulo inteiro intitulado “Clapton No Brasil”.  

Na sequência, tem o capítulo “Por Outros” que apresenta pequenos comentários de críticos, músicos e amigos sobre o guitarrista. Para fechar, um capítulo de “Curiosidades” e outro com a discografia.

O livro resulta num bom clipping da carreira de Clapton e o trabalho de pesquisa do autor é bastante eficaz (especialmente em se tratando de uma época em que as informações não se encontravam facilmente disponíveis com uma meia dúzia de cliques), para melhorar, esse livro costuma ser encontrado com um preço super em conta.  

2 comentários:

  1. Grande Doctor Robert. Essa coleção "Por Ele Mesmo" é uma boa sacada da Editora Martin Claret. Se não me engano sempre antes do início do livro propriamente dito vem algo como, Eric Clapton Um estudo... Eu tenho vários aqui, sobre o Elvis umas duas edições, Janis Joplin... Agora sobre o autor ele também é um conhecido meu. Jornalista, compositor, já tocou no Língua de Trapo e um amigo meu o Vanderlei já gravou com ele. Quando meu amigo disse que conhecia ele, peguei fui atrás junto com outro amigo meu. Quando cheguei na frente da entidade disse a clássica: Puxa cara, somos seus fãs! Ele disse: Ah, são vcs... rs. Ayrton é rock n roll. Eu tenho um livro dele sobre o Elvis, outro sobre a Janis, outro que é um verdadeiro estudo sobre o rock n roll... Eu to quase relendo meu arsenal de livros de novo. Teu blog está me levando a fazer isso, abraços mano.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, bicho!Os livros dele eram das poucas fontes que tínhamos a um tempo atrás, né? Eu tenho uns outros que ele escreveu sobre o John Lennon, Rita, Lee, Raul Seixas, Queen e Janis Joplin que fazem parte de uma coleção chamada Biblioteca Musical. Da coleção "Por Ele Mesmo", tenho o do John, Paul,Beatles e Roberto.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir